O ciclo das águas
Um dos fatores que rege a biodiversidade do Pantanal é o ciclo das águas que acontece todos os anos. É esse movimento que garante a manutenção das espécies vegetais e animais. Qualquer alteração nesse ciclo hidrológico pode comprometer toda essa rica biodiversidade.
Vegetais que crescem na fase da seca e morrem na fase de inundação, fornecem nutrientes e sais minerais a água, e que por sua vez contribuem para o desenvolvimento de outras espécies.
A partir de novembro, com o início do trimestre chuvoso nas regiões altas da bacia hidrográfica, sobe o nível dos rios, provocando as enchentes na planície. Em maio, as chuvas param e as águas começam a baixar lentamente.
Nos terrenos alagados são formados inúmeros corixos e vazantes e uma grande quantidade de peixes fica retida em lagoas e baías. A abundância atrai muitas aves em busca de alimento. (Com informações da WWF Brasil e Web Pantanal).
Seja bem vindo ao Blog! O Pecuária Pantaneira é um documentário produzido pela Real H uma empresa dedicada a Nutrição e Saúde Animal e que adotou como responsabilidade socioambiental o desenvolvimento com sustentabilidade e rentabilidade na criação de rebanhos.
Conheça causos contados e vividos pelo homem pantaneiro, as aventuras proporcionadas pela exuberante e mundialmente conhecidas fauna e flora do Pantanal e, especialmente, entenda como é possível manter o equilíbrio entre a natureza e a criação de rebanhos por meio da pecuária sustentável.
Deixe seu comentário