Arte no pantanal da Nhecolândia
O pantanal da Nhecolândia está situado dentro do município de Corumbá e uma pequena parcela a leste de Rio Verde de Mato Grosso. Segundo dados da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes sua área é de 23.574km².
Duas placas e um painel mosaico ilustrado com a obra do artista Jorapimo homenageia os desbravadores da região. O artista José Ramão Pinto de Moraes nasceu em Corumbá, no ano de 1937, o apelido, Jorapimo é fusão das duas primeiras letras de cada nome do pintor que começou a pintar aos 14 anos inspirado pelas embalagens de medicamentos que traziam obras de grandes artistas como Van Gogh e Cândido Portinari.
Jorapimo foi pioneiro da pintura moderna em Mato Grosso do Sul e um dos fundadores da AMA – Associação Mato-grossense de Artes. Participou de exposições em grandes centros do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e também em cidades do Japão, Bolívia, Colômbia, Alemanha e Estados Unidos. Faleceu em novembro de 2009.
Seja bem vindo ao blog – O Pecuária Pantaneira é um documentário produzido pela Real H uma empresa dedicada a Nutrição e Saúde Animal e que adotou como responsabilidade socioambiental o desenvolvimento com sustentabilidade e rentabilidade na criação de rebanhos.
Conheça causos contados e vividos pelo homem pantaneiro, as aventuras proporcionadas pela exuberante e mundialmente conhecidas fauna e flora do Pantanal e, especialmente, entenda como é possível manter o equilíbrio entre a natureza e a criação de rebanhos por meio da pecuária sustentável.
FONTE:
Recursos Forrageiros nativos do Pantanal mato-grossense, por Antonio Costa Allem e José Francisco Montenegro Valls. Brasília, 1987. (EMBRAPA-CENARGEN. Documentos, 8)
Diário Corumbaense http://www.diarionline.com.br/index.php?s=noticia&id=7597
Deixe seu comentário